Nossa História
O Instituto Biasse Socioambiental (IBSA) nasceu do anseio de Anselmo Biasse de conservar e restaurar os fragmentos da Mata Atlântica da sua propriedade rural. Situado no Sítio São Miguel Arcanjo (21°40’05,18″ S e 42°03’32,62″ O), a 2 km do centro urbano do município de Itaocara (Figura 1), Estado do Rio de Janeiro. A propriedade rural possui atualmente uma área de aproximadamente 11 hectares.

O Sítio São Miguel Arcanjo onde é a sede do IBSA é remanescente do Sítio Tapera que foi adquirido pelo bisavô de Anselmo Biasse (atual gestor do IBSA), onde posteriormente a propriedade rural foi dividida e passaram a ter suas áreas administradas pelos seus respectivos herdeiros.
A propriedade rural tem um histórico de quatro gerações pertencendo à família Biasse. Inicialmente Francisco Domingos Biasse e Balbina Anna da Silva (bisavôs); em seguida José Domingos Biasse e Marina Moreira de Carvalho Biasse (avôs); logo após Emilson Biasse e Maria da Graça Mendes Biasse (pais) e a partir de 2020 por, Anselmo Domingos Biasse e Marcela Lopes Machado Biasse (4ª geração). Porém Anselmo Biasse já morava na propriedade desde janeiro de 2000, com o objetivo de uma melhor qualidade de vida com mais tranquilidade, paz e saúde, desde o começo, percebeu a riqueza da natureza local.
Quando herdou a propriedade, Anselmo Biasse foi questionado por conhecidos – estes diziam que o uso da propriedade rural para atividades ecológicas e conservação do bioma nada mais era do que um desperdício de tempo e dinheiro de uma terra produtiva e que deveria continuar na produção agropecuária como antes de sua posse ou fazer o parcelamento de solo (loteamento).
Com o objetivo de expandir os conhecimentos na área, Anselmo Biasse iniciou sua segunda graduação em janeiro de 2017, agora em Engenharia Ambiental, concluindo em dezembro de 2022. Após 5 anos de estudos e pesquisa, em 24 de abril de 2003, fundou a ONG ambientalista Instituto Biasse Socioambiental (IBSA) (Figura 2) com a missão institucional de promover ações socioambientais para conservação da biodiversidade da Mata Atlântica, associando educação ambiental e investigação científica ao conhecimento tradicional para fomentar políticas públicas de desenvolvimento.

Diversos programas e projetos são desenvolvidos para que o IBSA alcance esta missão, dentre eles a restauração de habitats degradados, o controle à caça e exploração predatória de recursos naturais, através do patrulhamento semanal, o incentivo à pesquisa científica, o apoio à reintrodução de espécies da flora nativa extintas localmente, com destaque para implantação em 18 de julho de 2023 do projeto de pesquisa do Pós-doutorado em Biotecnologia Vegetal (PPGBV) do Centro de Biociências e Biotecnologia (CBB) da UENF/UVV (Figura 3).

O projeto de pesquisa pós-doutorado intitulado “IMPLANTAÇÃO DE UMA TRILHA BIOTECNOLÓGICA EM UM FRAGMENTO DE MATA ATLÂNTICA NO MUNÍCIPIO DE ITAOCARA-RJ PARA EDUCAÇÃO AMBIENTAL E EM BIOTECNOLOGIA” é supervisionada pela Profª. Claudete Santa-Catarina (UENF) e coordenado pelo Prof. Vanildo Silveira (UENF) e Prof. Anselmo Biasse (IBSA). Esta trilha biotecnológica, além de ser a 1ª do Estado do Rio de Janeiro, está sendo implantada através do uso de mudas de espécies arbóreas nativas da Mata Atlântica ameaçadas extinção produzidas pela propagação in vitro e via sementes, e está sendo monitorado o crescimento e desenvolvimento das plantas, bem como, realizadas atividades de educação ambiental e extensão universitária junto à trilha biotecnológica. Este projeto é importante para o PPGBV no âmbito da pesquisa, ensino e extensão dos cursos (Figura 4).

Um outro marco na história do IBSA foi a criação da primeira Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) do município de Itaocara/RJ em 05 de setembro de 2024, localizado na área da sua sede, destinada à conservação da natureza e à manutenção da biodiversidade (Figura 5)

Com o objetivo de alcançar a sustentabilidade financeira, o IBSA também conta uma área de camping para pessoas que gostam de se conectar e praticar esporte na natureza. Também organiza e promove eventos esportivos radicais e de aventura em diferentes modalidades, assim como eventos educacionais e culturais.
Atualmente, O IBSA tem como presidente Anselmo Biasse e vem cultivando parcerias públicas e privadas nesta desafiadora tarefa de restauração da Mata Atlântica de Itaocara/RJ e região ao longo da sua história.
